Projeto LIFE SWSS – Smart Water Supply Systems do ISQ para otimização dos sistemas de abastecimento de água

0
10683

 

Os sistemas de abastecimento de água são sistemas de grande escala que tratam e transportam água ao longo de vastas áreas geográficas. É crucial uma operação segura e eficiente desses sistemas de acordo com os requisitos dos consumidores.

O Projeto LIFE SWSS – Smart Water Supply Systems, coordenado pelo ISQ, propõe diferentes abordagens de suporte à decisão e à gestão operacional dos sistemas de abastecimento de água. O objetivo é reduzir os gastos energéticos e os impactes ambientais.

A modelação hidráulica dos sistemas de água, a previsão do consumo de água, o modelo de deteção de fugas de água, a avaliação energética são algumas das abordagens desenvolvidas no LIFE SWSS. Estas abordagens são sempre acompanhadas de recursos digitais, que permitem definir, controlar e otimizar o funcionamento das bombas das estações elevatórias, a redução dos gastos energéticos e a disponibilidade de água na rede, por exemplo.

Segundo João Ribau, investigador do Sustainable Innovation Centre do ISQ, “várias soluções podem surgir para operar as bombas de água – se houver possibilidade de jogar com um algum risco, é possível deixar os níveis dos tanques descer até valores mínimos permissíveis (geralmente quando há poucas necessidades de água, ou abundância de água no sistema) e usar menos as bombas reduzindo o custo ao máximo. Se existe pouco espaço para risco, nesse caso é requerido também manter o nível dos tanques acima de uma determinada gama”.

“Com o projeto LIFE SWSS verifica-se a possibilidade de otimizar o sistema recorrendo a um mínimo investimento ou intervenção física, reduzir o consumo de energia e os custos associados até 17%”, salienta João Ribau.

http://www.isq.pt/otimizacao-dos-sistemas-abastecimento-agua/