Projeto IE+ – Imigrantes Empreendem +

0
6215

AERLIS arranca em Setembro com a primeira ação de capacitação para a criação de novos negócios promovidos por imigrantes, no âmbito do Projeto IE+ – Imigrantes Empreendem +, inserido no PEI.

O PEI – Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante tem como objetivo fomentar o empreendedorismo junto das comunidades imigrantes, com especial enfoque naquelas que residem em bairros de maior vulnerabilidade. Trata-se de um projeto de apoio à estruturação e acompanhamento de projetos de negócios promovidos por imigrantes.

DESTINATÁRIOS

São destinatários do PEI os cidadãos imigrantes que pretendam estruturar uma ideia de negócio, com vista à sua implementação.

OBJETIVOS

– Desenvolver uma atitude empreendedora perante a vida, promovendo a auto-estima e a confiança em si próprio;

– Desenvolver competências pessoais, sociais e de gestão empresarial fundamentais para a criação de um negócio;

– Promover a criação de negócios de forma sustentada;

– Facilitar a ligação entre os potenciais empreendedores e os programas de apoio ao empreendedorismo já existentes e levados a cabo por diversas entidades;

– Promover a formalização de negócios já existentes na economia informal.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO PROJETO E APOIO PRESTADO

Curso “Apoio à Criação de Negócios” – tem a duração de 30 horas, desenvolvido ao longo de dez semanas (10 sessões coletivas). O curso permite orientar o participante na estruturação de uma ideia de negócio e no desenvolvimento de competências empreendedoras. No final poderão ser emitidos dois documentos:

Certificado de Frequência (CF) que atesta a presença (cumulativa) em pelo menos sete sessões coletivas e duas sessões individuais; Carta de Recomendação (CR) que incide sobre a maturidade da ideia de negócio. Este documento atesta que o projeto de negócio em causa reúne condições para poder vir a tornar-se um negócio viável, sendo recomendado o seu desenvolvimento.

Consultoria – tem a duração de 32 horas (8 sessões individuais por marcação). É destinada aos participantes cuja ideia de negócio demonstra reunir condições para se tornar viável, nomeadamente os participantes que receberam CR. Este apoio tem como objetivos: Reestruturar pequenos aspetos da ideia de negócio (quando tal ainda se justifica); Identificar apoios financeiros ou outros; Apoiar na implementação do negócio; Orientar na gestão do negócio entretanto formalizado. As reuniões de consultoria realizam-se em momento posterior ao curso e são individuais. As reuniões de consultoria são dinamizadas pelo formador e efetuam-se mediante solicitação do empreendedor, tendo em conta necessidades específicas.

Data de realização do curso: 20 de setembro a 29 de novembro

Horário: 4ª feiras das 17H00 às 20H00

Local: sede da AERLIS, em Oeiras

Para manifestar o seu interesse, preencha a ficha de pré-inscrição.

Contactos: Elisabete Oliveira – email: e.oliveira@aerlis.pt- telefone: 210 105 000

http://www.aerlis.pt/pei-projeto-promocao-do-empreendedorismo-imigrante.html?platform=hootsuite