Maioria dos empregadores contrata pelas redes sociais

0
547

Redes Sociais 3

Um estudo da Jobvite, uma empresa norte-americana que desenvolve plataformas para o recrutamento online, revelou que 93% dos empregadores já escolheram funcionários a partir de redes sociais.

Neste estudo, foram analisadas as tendências registadas na forma como se contratam colaboradores através da Internet, questionando 1855 profissionais da área. O estudo concluiu que mais de 93% dos recrutamentos são feitos com o auxílio das redes sociais.

A rede social que mais é utilizada para este fim é o LinkedIn: cerca de 95% dos profissionais admitem utilizar esta rede para contactar com possíveis futuros trabalhadores. O Facebook foi utilizado por 59% dos inquiridos e o Twitter por 44%.

Entre os profissionais questionados, 73% revelaram que pretendem investir na pesquisa nas redes socias para encontrar novos colaboradores até ao final do ano. No entanto, 59% não apostam em sites de emprego, ainda que esta seja a forma mais utilizadas para procurar trabalho atualmente.

Uma das formas de selecionar um funcionário é através do que se publica: 83% dos empregadores reconsideraram um candidato com base no seu perfil social e 61% mudaram mesmo para uma opinião negativa em relação ao candidato. Os recrutadores estão especialmente atentos a referências sobre consumo de droga, mensagens com conteúdo sexual e erros gramaticais.

In Oeiras Digital

COMPARTILHAR