ISQ ajuda a desenvolver chassis mais leves e resistentes

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Instituto liderado por Pedro Matias pertence a um consórcio com a duração de três anos e que terá um investimento de mais de 1,3 milhões de euros.

O ISQ – Instituto da Soldadura e Qualidade – vai ajudar a desenvolver chassis mais leves e resistentes. Ao abrigo do projeto LightChassis, o instituto liderado por Pedro Matias pertence a um consórcio com a duração de três anos e que terá um investimento de mais de 1,3 milhões de euros. “Este projeto trará grandes vantagens à indústria automóvel já que a tendência do futuro – fruto de regulamentações, eficiência e segurança – é produzir componentes para carroçaria e chassis mais leves. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é projetar um novo aço, com teor médio de manganês, que será um candidato para substituir os aços usados atualmente no componente do chassis e levar a uma redução adicional de peso”, explica Pedro Matias em nota enviada às redações esta segunda-feira.

O instituto português ficará responsável pelo “estudo de soldabilidade das novas ligas produzidas, bem como a caracterização metalúrgica e mecânica das juntas soldadas”. Será ainda feito um “estudo de impacto ambiental, através de metodologias de avaliação do ciclo de vida dos novos aços”. As novas ligas serão projetadas através da utilização de modelação termodinâmica e cinética para ‘escolha manual’ das composições que são candidatas potenciais, levando em conta as propriedades mecânicas e a viabilidade industrial. Serão selecionadas as ligas mecânicas que apresentarem “propriedades mais promissoras não só para a produção de chassis, como de outros componentes utilizados na produção de veículos”. Do projeto LightChassis, além do ISQ, fazem parte a universidade alemã RWTH Aachen University, a empresa alemã Salzgitter Mannesman Forschung, a espanhola Gestamp, a universidade grega de Thessaly e o centro italiano Ricerche FIAT.

 

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