“Espiritualidade, Harmonias, Estéticas e Narrativas” – 2 e 3 de fevereiro

0
10859

Na segunda edição destas jornadas debate-se o lugar e o espaço simbólico e mental das representações estéticas e artísticas, assim como das narrativas textuais, literárias ou não, que influenciam as ferramentas da espiritualidade ocidental.

Com a participação de um largo grupo de especialistas que irão ajudar a visitar e a revisitar o património e a semântica da simbologia e da espiritualidade em Portugal. Das abordagens mais académicas da História da Arte aos Estudos sobre o Esoterismo Ocidental, passando pela Filosofia e pela Antropologia, sem esquecer, naturalmente, a História, para equacionar, conhecer e interpretar esse património simbólico sem o qual é impossível compreender a História das Ideias e História das Mentalidades. Acrescerá uma dimensão de vivênciação das semânticas e das linguagens através de um olhar especialmente cuidado à criação artística, seja ela através da mais urbana grafitagem, seja através dos mais contemporâneos movimentos musicais. Com a participação de um grupo único de artistas e de compositores, perceberemos como as simbólicas hoje são reinterpretadas na construção de dimensões de espiritualidade que tantas vezes nos passam ao lado.

Organização da Linha de Investigação em Gnose e Esoterismo Ocidental da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

tel. 214 408 329, fernanda.marques@cm-oeiras.pt, maria.rijo@cm-oeiras.pt

Preço: 40€ | Livraria-Galeria Municipal Verney

http://www.cm-oeiras.pt/pt/agenda/Paginas/jornadas_fistoria_filosofia18.aspx