1º Colóquio Internacional História das Ideias e dos Conceitos em Arqueologia, 27 de maio, Fábrica da Pólvora

0
1342

Oeiras vai ser palco do 1.º Colóquio Internacional História das Ideias e dos Conceitos em Arqueologia, que terá lugar no dia 27 de maio, das 10H00 às 18H00, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Oeiras na Universidade Atlântica – Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Esta reunião internacional – a primeira no seu género realizada entre nós – debruçar-se-á sobre a história, não de personalidades ou de instituições, mas de algumas das Ideias e Conceitos que se revelaram estruturantes para o conhecimento arqueológico, cuja investigação conduziu à acumulação, ao longo de muitas décadas, de rico, diversificado e quase sempre heterogéneo conjunto de informações, que careciam de uma análise crítica tendo em vista a desejada síntese.

Entre os conceituados especialistas convidados, marcarão presença neste Colóquio os professores Mariano Torres Ortiz (Universidad Complutense de Madrid), João Zilhão (Universidade de Barcelona e ICREA) e Chris Scarre (Durham University).

Constitui, pois, a oportunidade para um debate aprofundado, proporcionado, pela primeira vez, por via da intervenção de conceituados especialistas, que abordarão algumas das principais Ideias e Conceitos com interesse para a Arqueologia peninsular e europeia.

1º Colóquio Internacional História das Ideias e dos Conceitos em Arqueologia  tem como destinatários professores e estudantes do ensino superior, arqueólogos, investigadores, autodidatas e estudantes em geral interessados em Arqueologia.

As inscrições, obrigatórias e gratuitas, já se encontram abertas e através do e-mail: arqueologia@cm-oeiras.pt. Será fornecido certificado de presença a todos os participantes.

http://www.cm-oeiras.pt/agenda/Paginas/1ColoquioInternacionalHistoriadasIdeiasedosConceitosemArqueologia.aspx