Ciclo de Conversas Livros Proibidos – ‘O Erotismo’ de George Bataille – 14 de fevereiro

0
11279

Carlos João Correia será o convidado da próxima sessão do Ciclo de Conversas Livros Proibidos, da Câmara Municipal de Oeiras, na qual vai estar em análise a obra ‘O Erotismo’, de George Bataille. O encontro, moderado por Maria Flor Pedroso, está marcado para 14 de fevereiro, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A entrada é livre.

“O Erotismo, de George Bataille”, é uma obra publicada em 1957 e faz parte das inúmeras publicações de que foi autor no âmbito da antropologia e filosofia. Trata-se de um ensaio polémico que expõe os diferentes aspetos da vida humana sob o ângulo do erotismo, apresentando, também, estudos independentes que relacionam psicanálise com literatura. Obra polémica e censurada (a sua publicação teve grande impacto em muitos países com regimes políticos totalitários – no caso de Portugal em pleno Estado Novo), sobretudo por expor o erotismo como uma experiência mística, sem Deus. No entender de Bataille “um homem que ignora o erotismo é tão estranho quanto um homem sem experiência interior”. O erotismo, a transgressão e o sagrado são temas abordados nos seus escritos. A forma como são trabalhados e desmistificados é razão suficiente para incluir Bataille na lista de autores inconvenientes para os poderes instituídos.

Com Carlos João Correia, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1980. É também investigador nas áreas da Filosofa da Arte, Filosofia da Religião e de Identidade Pessoal, Idealismo Alemão e Pensamento Indiano Clássico.

É autor de inúmeras publicações e artigos científicos.

http://www.cm-oeiras.pt/pt/agenda/Paginas/livros_proibidos_14fev.aspx